Monday, March 28, 2005


Esta fonte abandonada traduz a cara dos amantes do Douro.

Pela primeira vez a categoria de Património Mundial pode ser retirada. Ficámos hoje a saber que devido à inépcia de alguém, em última instância do Governo de Portugal, uma burocracia inadmissível poderá fazer com que a UNESCO retire aquilo que atribuiu ao “Alto Douro Vinhateiro”.

São treze os concelhos que formam esta região: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Mesão Frio, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Tabuaço, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real, estendendo-se ao longo das encostas do rio Douro e dos seus afluentes, Varosa, Corgo, Távora, Torto e Pinhão. Será que nenhum nem ninguém souberam alertar.

Passei estes dias de Páscoa, numa aldeia com acontecimentos negativos recentes, com a intenção maior de contribuir para reverter a situação; a tristeza está a ficar para traz, o silêncio já não é tão profundo. Viveram-se dias felizes com um Douro resplandecente mesmo com o tempo que se fez sentir, mas a região não conseguirá sobreviver com dignidade à destituição de Património Mundial.

Não devemos esperar para ver, não devemos esperar que outros actuem. Cada um de nós, dos que amam o Douro, deve tornar-se activo.
 Posted by Hello

0 Comments:

Post a Comment

<< Home