Saturday, May 31, 2008

Frei José da Soledade - Bispo de Cochim

É tão raro aparecerem dados ou relatos sobre este Bispo que acabou por viver e morrer em Salreu, que não resisto a publicar uma cartasua, enviada ao governador do arcebispado de Cranganor, Tomás Catanar Pareamakel, da qual tomei conhecimento, agradecendo a quem possa me enviar dados sobre este bispo de Cochim.


Rmo Padre Governador!
Tenho recebido nestes dias as suas ultimas cartas, e visto tudo quanto
nellas dis. Eu nao posso ser extenso na scripta, nem dizer tudo, porque
podem ser apanhadas as cartas, e hir nas maos dos Propagandistas,
ou Franciscanos, por isso somente lhe digo, que na vista tudo lhe direi
quanto há, e ficará V. Rma muito bem satisfeito, e contente; alem de
que essa gente Malabar não cre senao, o que ve, e sao filhos e christaos
de S. Thomé, que também tinha a mesma falta de fe, e somente cria o
que via. Por isso me remeto ao tempo, que tudo mostrara a V. Rma,
e a todos, sem que eu me cançe em dizer novidades que poderao
ser suspeitas. Somente lhe digo que se os Malabares ficarem firmes
assim como estao, nestes dous annos, ou tres, verao sahir do Malabar
todos os Propagandistas. o que tudo lhe mostrarei à vista. Sobre
Franciscanos, nada tem elles conseguido, mais que a sua ruina. O que
V. Rma diz de Fr. Eugenio he certo, mas fique calado, que tudo tem
tempo. deixe falar o Frade, e mais os Propagandistas, porque todos
falao ja de desperados, e he maxima do Malabar espalhar mentiras.
o Snr Arcebispo ha de ficar tratando de conseguir o vinho e trigo,
porque agora como entrao as ferias dos Tribunaes pella festa do Natal,
ja nao tenho tempo para concluir nada; mas fique descançado que se
fara toda a diligencia. a minha demora nesta capital, é procedida da
necessidade, que tenho de preparar varios papeis para Roma e Lisboa,
tudo por os fins que V. Rma quer, porque o Snr Arcebispo nao entende
as cousas como eu, e tbm nem tem havida fregata que va pa o Sul, e
tenho de hir em huma mesma fregata com o Snr Bispo de Meliapur,
que vai desembarcar em Coulao, para hir por terra pa o Seu Bispado,
e chegaremos Sem falta em Coulon athe os ultimos dias do Janeiro;
rezao porque V. Rma faça pa aquellas partes de Coulao alguma
visita de Igrejas para podermos falar, dizer lhe tudo como está bom,
e entregarlhe o seu dinheiro de quarteis e seminario, e juntamente
dar ordens aos Catanares a quem va dispondo pa as tomar, Logo que
chegarmos ahy. Entao Sabera toda a verdade, e nao crea em mentiras
Malabares. o Snr Bispo de Meliapur he falso Levar os Franciscanos
consigo para o Seu Bispado, e somente leva hum, que he seu Parente.
os mais todos que vierao de lá, ficao no Convento. nem podem sahir
para fora. Somente o Provincial pedio ao Snr Arcebispo Bispo de
Meliapur que dese huma Igreja a Fr. Eugenio no seu Bispado. o que
ele lhe concedeu com Licencia do Snr Arcebispo. mas quando nao
va, fica outra vez excomungado, nem nunca o Snr. Arcebispo nem
Governador de Goa permitirá cousa alguma a Fr. Eugenio contra o
que Eu quizer, ainda que o Rey faça quanto fizer. ainda que V. Rma
veja La chegar hum Carmelita Propagandista para Ser Sagrado em
Varapoli, e para Bispo de Bombayn, nao faça cazo porque quando elle
chegara ca, ja todos os Propagandistas, e elle serao lançados fora de
Bombayn; porque veio ordem de Inglaterra pera entregar as Igrejas
de Bombayn aos PP de Goa e ao Snr Arcebispo, e nestes dias sahirao
todos os Propagandistas de Bombayn lançados fora pello Governador.
Tambem ja tenho do mesmo Governador de Bombayn ordem pera
elles nao entrar na Anjenga, e pera outras Cousas, e ja foy a mesma
ordem pera Rezidente de Anjenga. Com que fique descançado, assim
como em tudo mais, porque tudo tenho feito e conseguido, e somente
a inconstancia dos Malabares pode perder as cousas que tenho feito, e
ninguem mais, mas entao quando assim seja e esses seus diocesanos
desfaçao, o que com tanto trabalho tenho feito, a nada mais fico
obrigado, e nunca mais tornarei a procurar nada por elles. nestes
dias partio daqui um gentio mercador para tratar da negociaçao
com o Rey de Travancor, eu tenho feito nesse ponto qto podia, mas o
preço das Cousas nao agrada a este Estado, e por isso nao Sei o que
Será. Recomende-me muito ao Matu Taraguen, e diga-lhe que fique
forte, firme e constante, que tudo havemos de concluir como temos
assentado a rispeito das cousas do Arcebispado, e Propagandistas. he
precizo lá fazer-lhes toda a guera possivel, para que elles nunca possao
dizer a Roma, que sao favorecidos dos Reis de Cochim e Travancor,
pois elles os tem lançado fora das Igrejas de seus Limites.
Nao faça misterio de eu me demorar aqui mais hum mez ou menos
porque as Cousas todas querem tempo e occasiao para se fazerem; e ja
que vim aqui, e tenho gasto tanto e trabalhado tanto, seria loucura de
nao concluir todas as cousas e vir ou hir como vim. neste anno nao veo
de Lisboa nehum vinho de Misas porq tudo venderao em Mozambique
Mas ha muito vinho Bordò do qual Levaremos algum. veo ordem de
Lisboa para me entregar os Candelabros, que trazia o Snr Cariate, a
farei pellos Levar, se bem que tenho medo de que no desembarque
quebre algum. mas paciencia. tudo o mais fica pa a vista e Deos guarde
a V. Rma muitos annos. Palacio de Goa 3 de Xbre 1788.
Rmo Pe Governdor do Arcebo
de Cranganor.
DrJBispo de Cochim

1 Comments:

At 11:29 AM, Blogger margarida - デイジー said...

fiquei admiradissíma com o facto de ter um director vocacionado para estas andanças da blogosfera. Os meus parabéns. Quanto ao blogue das fotos...falta a Humanitária de Salreu :)

 

Post a Comment

<< Home