Saturday, February 24, 2007

SOPAS DE CAVALO CANSADO




“Sopas de cavalo cansado” eram consideradas, pelos contemporâneos do António Maria, como um dos melhores revigorantes para o árduo trabalho da maioria dos habitantes de Salreu nesses anos dos terceiro e quarto quartos do século XX.
Hoje, poucos são os da idade dos netos do António Maria que saberão sobre “sopas” ou esse “trabalho”.
As sopas de cavalo cansado, normalmente servidas ao pequeno-almoço ou à noite, consistiam em migas de “bola” ou broa regadas com vinho de Salreu e açúcar; havia ainda, se a “bola” estava quente, lhe juntasse um pouco de banha. O filho do meio do António Maria muitas vezes a comeu, por gosto, mas sem banha.
O “trabalho” esse é hoje impensável pelos netos do António Maria. Como exemplo podiam-se ver os ainda crianças ou mais velhos, à soga das juntas de bois puxando a charrua que lavrava os arrozais, no mês de Fevereiro, com a água pelas coxas ou até pela cintura…
Mas essas crianças não deixaram de ser homens, melhores talvez do que aquelas com catorze anos que são expressamente autorizadas pelos pais a sair da escola para poderem fumar um cigarro, pois na escola e bem não é permitido.
Ah António Maria “dum raio” que o foeiro voava logo, não era? Lá onde estás podes imaginar isto?
Tu não esperarias, mas o filho do meio do António Maria espera que estes também dêem homens…

0 Comments:

Post a Comment

<< Home